terça-feira, 17 de novembro de 2009

Intervenção 4_Tema 2_A Recolha de Dados_Métodos Quantitativos de Recolha de Dados_Análise da dissertação com Questionário





Análise Individual da Dissertação -
Métodos Quantitativos de Recolha de Dados

Após a análise da dissertação intitulada O PAPEL DA INTERNET NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO da autoria de Cidália Neto e tendo como suporte a pesquisa efectuada ao longo do Tema 1 e 2, início a minha participação neste fórum específico tentando dar resposta às questões iniciais colocadas pela professora. Apesar de não desejar repetir informação já prestada pelos meus colegas Paula e Rui, e atendendo ao facto de estarmos a analisar um documento único, vejo-me no entanto na obrigação de apresentar os resultados da minha pesquisa, mesmo que tal represente em alguns momentos uma repetição de respostas já fornecidas.
Respondendo directamente à primeira questão, posso afirmar que a autora apresenta claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário, utilizando para esse efeito uma perspectiva piramidal ou em funil na sua apresentação dos objectivos. Começa por referir, numa macro caracterização, que os objectivos do estudo são os de verificar a representação que professores e alunos têm acerca da Internet, bem como caracterizar a utilização que fazem deste meio de aceder à informação (Resumo, p.iii). Posteriormente, numa perspectiva ainda abrangente mas mais descritiva (Capitulo I – Enquadramento do Tema no Ponto 2. Importância do Estudo), sistematiza os objectivos gerais que nortearam o estudo (p. 13), a saber:
• Verificar as condições de acesso à Internet (professores e alunos).
• Caracterizar a relação de professores e alunos com a Internet, numa perspectiva comparativa.
• Analisar as representações dos dois grupos, no que respeita à Internet e ao seu papel na sociedade, em geral, e na educação formal, em particular.
• Averiguar a forma como os alunos realizam uma pesquisa na Internet.
É no entanto no Capitulo III - Internet, representações, usos e expectativas - ponto 2º - Objectivos de estudo (p. 64) que, de forma mais particular e operacional, e partindo dos objectivos gerais e das considerações entretanto referidas, esclarece que o presente estudo visa dois grupos de sujeitos, professores e alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, e na sua génese estiveram os seguintes objectivos específicos:
• Verificar a facilidade de acesso (ou não) à Internet.
• Verificar a frequência de acesso à rede.
• Apurar as razões de uma fraca navegação na Internet (se for o caso).
• Identificar os interesses que motivam o acesso à rede.
• Caracterizar a relação dos dois grupos com a Internet, em termos técnicos.
• Identificar as representações que os actores educativos têm acerca dos conteúdos presentes na Rede e sua organização.
• Verificar o grau de importância atribuída à Internet.
• Aquilatar o grau de confiança relativamente aos conteúdos que circulam na
Internet.
• Comparar as perspectivas e práticas dos dois grupos alvo.
Em relação ao grupo de professores, acrescenta ainda os seguintes pontos:
• Caracterizar a relação dos alunos com a Internet, sob o ponto de vista dos professores, em termos técnicos e cognitivos.
• Verificar se os professores ajudam os alunos nas suas pesquisas realizadas na Internet.
No ponto 3 do mesmo capítulo (p.65) desenvolve uma clara identificação da amostra indicando o universo da amostragem (valores relativos ao total de inquéritos distribuídos aos alunos e professores participantes), a faixa etária e nível de escolaridade dos alunos, a definição da área de aplicação do questionário (identificação das escolas da DREN, do distrito do Porto e Bragança), e indica o método usado na sua amostra, a saber: Justifica a escolha da localização geográfica com o objectivo de permitir uma comparação dos resultados entre o litoral e o interior, que pela situação geográfica desfavorável e diferentes estilos de vida poderiam apresentar resultados diferentes, fundamentando ainda o critério de selecção das escolas pela existência de professores aí colocados que mostraram interesse em colaborar na aplicação dos inquéritos junto dos alunos e colegas, bem como a presença de computadores ligados à Internet para uso dos alunos; Esclarece que a razão da escolha da faixa etária e nível de escolaridade dos alunos “(…)justifica-se pelo facto de o 8º ano significar a entrada no período da adolescência e possuir características muito próprias relativamente ao sétimo .”; refere ainda, relativamente aos professores, a ausência de necessidade de estabelecer, “(…) qualquer distinção entre zonas geográficas, visto que a vida profissional de grande parte dos docentes se caracteriza pela mobilidade constante.”
Esclarece ainda no ponto 4 quais os instrumentos de investigação utilizados descrevendo-os como "(…) dois questionários, um destinado a professores e outro aos alunos, constituídos por perguntas fechadas e por questões de escolha múltipla, pretendendo-se que satisfizessem os objectivos propostos."
No ponto 5 - Validação do questionário – a autora, de forma sucinta mas directa, responde à pergunta "O questionário usado foi objecto de validação prévia?", afirmando que “(…)foi elaborada uma primeira versão e submetida à apreciação de 20 alunos e 10 professores. As dificuldades, dúvidas e sugestões dos intervenientes permitiram corrigir aspectos de forma e conteúdo. Assim, foi reformulada a redacção das questões 11 e 12 e acrescentados tópicos às opções da pergunta 12. (p.66)”
Para terminar esta primeira ronda de questões e respondendo sobre quais as indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário, a autora no ponto 7 (Tratamento e análise dos dados) do terceiro capitulo refere que os dados foram tratados e analisados em consonância com os objectivos de investigação previamente definidos e que “(...) para a sua análise estatística recorreu-se ao programa de computador Excel, sendo os resultados apresentados, sempre que útil, na sua perspectiva percentual.”
Em relação à questão: “Na dissertação apresentada há indicação dos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?”, devo referir que, partindo do princípio que compreendi de forma correcta a questão colocada, não consegui encontrar qualquer referência, directa ou indirecta, que me permitisse responder de forma afirmativa.
Após esta primeira intervenção, orientada para uma resposta directa às perguntas colocadas, tentarei em intervenções seguintes fazer uma análise crítica dos elementos identificados.

Pedro Coelho do Amaral

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