domingo, 15 de novembro de 2009

Intervenção 1_Tema 2_A Recolha de Dados_Métodos Quantitativos de Recolha de Dados


Antes de fazer um apanhado geral da diferentes técnicas de recolha de dados obtidas a partir da pesquisa efectuada, discutir as suas vantagens e procurar ver em que casos serão úteis, torna-se importante enquadrar os métodos de recolha de dados a partir de algumas considerações que recolhi na revisão da literatura disponível, a saber:

» As técnicas ou métodos de recolha de dados são um instrumento de trabalho que possibilita a realização de uma pesquisa. Por outras palavras, um modo de se conseguir a efectivação do conjunto de operações em que consiste o método, com vista à verificação empírica – confrontação do corpo de hipóteses com a informação colhida na amostra.

» A escolha dos métodos de recolha dos dados depende dos objectivos da investigação, do modelo de análise e das características do campo de análise.

» Antes de escolher é importante assegurarmo-nos da sua pertinência em relação aos objectivos específicos de cada trabalho, às suas hipóteses e recursos que dispomos.

» Anteriormente à construção do método de recolha de dados, há todo um trabalho prévio, conducente à definição de indicadores prescritivos das perguntas a colocar correlacionados com o quadro teórico de referência.

» Toda e qualquer técnica de recolha de dados apresenta vantagens e desvantagens de utilização. Cabe ao utilizador pesar umas e outras e, face a ambas, tomar as decisões e ter os respectivos cuidados.

» A triangulação de diferentes técnicas de recolha de dados permite várias perspectivas sobre a mesma situação.

Eis algumas das principais técnicas, a partir das quais, em próximos posts, analisarei as suas principais características:

Exemplos:

1. Questionário

2. Entrevistas

3. Estudo por Observação

4. Análise e Recolha de conteúdo de dados preexistentes

Pedro Coelho do Amaral

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade – Metodologia Científica 1989 – S. Paulo - Atlas Editora

QUIVY, Raymond ; VAN CAMPENHOUDT, Luc — Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1998.

PARDAL, Luís ; CORREIA, Eugénia — Métodos e Técnicas de Investigação Social. 1998 – Areal Editores

Interviewing in qualitative research acedido em http://fds.oup.com/www.oup.co.uk/pdf/0-19-874204-5chap15.pdf (disponível em 11 de Novembro de 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário