segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pesquisa 1_Tema 1_Paradigmas da Investigação_Quantitativo


Paradigmas da Investigação
(apanhado das primeiras pesquisas/leituras)

Paradigma Positivista (Quantitativo)

Alguns Pressupostos básicos:

A epistemologia positivista, para a qual "Objectividade", "meios para ser objectivo" são as palavras fortes, está na base deste paradigma. Segundo esta epistemologia, o mundo é objectivo, existe independentemente do sujeito e o investigador deve ser o mais neutro possível para não interferir na realidade. O mundo social é igual ao mundo físico: importa conhecer as relações causa-efeito. O seu objectivo é prever, explicar e controlar fenómenos.
• A epistemologia positivista levou ao paradigma positivista da investigação que enfatiza:
• O determinismo (há uma realidade a ser conhecida)
• A racionalidade (não podem existir explicações contraditórias)
• Impessoalidade (procura a objectividade e evita a subjectividade o mais possível)
• Irreflexivilidade (faz depender a validade dos resultados de uma correcta aplicação dos métodos esquecendo o processo de investigação em si).
• Previsão (capacidade de prever e controlar os fenómenos)

Alguns Procedimentos Metodológicos:

A metodologia é de cariz quantitativo e baseia-se no método dedutivo.
Os métodos de investigação próprios das ciências físicas são adaptados (procuram adaptar) às ciências sociais.
Em primeiro lugar, o investigador formula uma teoria. Dessa teoria surgem problemas e formulam-se hipóteses que resultam num conjunto de conceitos e variáveis a ela associado que não se alteram ao longo da investigação. Segue-se a recolha de dados que visa a confirmação da teoria. O papel da teoria é fundamental e muitas vezes, o objectivo central da investigação é simplesmente verificar a teoria.
No âmbito da investigação em educação, o estudo ocorre geralmente na sala de aula, simulando situações laboratoriais.

Algumas das suas Limitações:

Este paradigma perde força quando aplicado às ciências sociais, pois esbarra na impossibilidade de obter um conhecimento totalmente objectivo, uma vez que existe uma interacção entre investigador e objecto.
Não está, portanto, garantida a neutralidade da investigação. Segundo Firestone (1990:112) a realidade social não é única e é modelada por valores pessoais. A investigação num dado paradigma constitui mais uma visão do problema

Pedro Coelho do Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário