segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Conciliar Investigação e Inovação » Research based design

Conciliar Investigação e Inovação » Research Based Design



Fazendo um primeiro resumo identificador do método que a prof. Alda intitulou de Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research) a partir das pesquisas efectuadas é possivel chegar à seguinte definição:
Design-Based Research (DBR) é um conjunto de técnicas analíticas, que se situam algures ou entre os paradigmas positivistas e interpretativos e que tenta criar pontos de contacto/pontes entre a teoria e a prática em educação. Assume-se como uma mistura de investigação empírica educacional com teoria baseada na criação de ambientes de aprendizagem. DBR é uma metodologia importante para compreender como, quando e onde as inovações educacionais funcionam em situações reais. Os métodos DBR têm como objectivo por a descoberto as relações entre a teoria educativa, o design de artefactos e a prática.
Como referem Wang and Hannafin (2005) “ a systematic but flexible methodology aimed to improve educational practices through iterative analysis, design, development, and implementation, based on collaboration among researchers and practitioners in real-world settings, and leading to contextually-sensitive design principles and theories (p. 6)
Este autores, partindo de uma revisão da literatura, propõe as seguintes características básicas da DBR: “Pragmatic, Grounded, Interactive, iterative and flexible, Integrative, and Contextual” (p. 7).
De acordo com Collins et al. (2004), Design-based Research pretende responder a um conjunto de necessidades e questões nucleares no estudo da aprendizagem, tais como:

» A necessidade de colocar questões teóricas acerca do futuro da aprendizagem em contexto real.

» A necessidade de desenvolver novas abordagens no estudo da aprendizagem em situações reais em vez de investigações assentes em práticas laboratoriais

» A necessidade de ir mais além das tradicionais e limitadas formas de avaliar a educação

» A necessidade de obter resultados na investigação a partir de avaliação formativa.

Pedro Coelho do Amaral



Bannan-Ritland, B. (2003). The role of design in research: The integrative learning design framework. Educational Researcher , 32(1), 21-24.
Barab, S., & Squire, K. (2004). Design-based research: Putting a stake in the ground. The Journal of the Learning Sciences, 13(1).
Brown, A. L. (1992). Design experiments: Theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The Journal of the Learning Sciences, 2(2): 141-178.
Cobb, P., diSessa, A., Lehrer, R., Schauble, L. (2003). Design experiments in educational research. Educational Researcher, 32(1): 9-13.
Collins, A. (1992). Towards a design science of education. In E. Scanlon & T. O’Shea (Eds.), New directions in educational technology (pp. 15-22). Berlin: Springer.
Design-Based Research Collective. (2003). Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, 32(1): 5-8.
Collins, A. (1992). Toward a design science of education. In E. Scanlon & T. O’Shea (Eds.), New directions in educational technology (pp. 15-22). Berlin: Springer Verlag.
Collins, A., Joseph, D., & Bielaczyc, K. (2004). Design research: Theoretical and methodological issues. Journal of the Learning Sciences, 13 (1), 15-42.
Design-Based Research Collective. (2003). Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, 32 (1), 5-8.
Edelson, D. C. (2002). Design Research: What we learn when we engage in design. Journal of the Learning Sciences , 11(1), 105-121.
Reeves, T. C., Herrington, J., & Oliver, R. (2005). Design research: A socially responsible approach to instructional technology research in higher education. Journal of Computing in Higher Education, 16 (2), 97-116.
Reigeluth, C. M., & Frick, F. W. (1999). Formative research: A methodology for creating and improving design theories. In C. M. Reigeluth (Ed.), Instructional-design theories and models (Vol. II, pp. 633-651). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Van den Akker, J. (1999). Principles and methods of development research. In J. van den Akker, N. Nieveen, R. M. Branch, K. L. Gustafson & T. Plomp (Eds.), Design methodology and developmental research in education and training (pp. 1-14). The Netherlands: Kluwer Academic Publishers.

Sem comentários:

Enviar um comentário