sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Análise do Guião de Entrevista dos Eurek@s

A estrutura do documento desenvolvida pelo grupo Eurek@s apresenta-se bem organizada, adequadamente estruturado, perguntas correctamente formuladas e com explicações detalhadas e esclarecedoras sobre os que é pretendido em cada bloco de questões. As notas que apresentam para o entrevistador ao longo da entrevista são mesmo, na minha opinião, uma das mais-valias deste trabalho.
Existem, no entanto, alguns aspectos que considero puderem ser alvo de aperfeiçoamento, a saber:

» A duração da entrevista parece-me demasiado longa, apesar de se adequar à extensão das perguntas efectuadas. No entanto uma entrevista extensa como esta (45m) pode funcionar de forma contraproducente. Nesse sentido considero que alguns elementos poderiam ser aligeirados ou subtraídos de forma a conseguir reduzir a duração da entrevista e conseguir manter o entrevistado atento e disponível. Para se conseguir manter uma entrevista produtiva durante 45 minutos o entrevistado precisa dominar um conjunto de conhecimentos específicos sobre técnicas de entrevista e uma boa dose de experiência. Não nos podemos esquecer que, normalmente, num processo de investigação deste tipo, entrevistador e entrevistado são pessoas pouco habituadas a estar nesse papel.

» O facto de serem somente 15 entrevistados pode representar um problema de representatividade do universo a estudar. Creio que para obter a representatividade necessária seria preciso aumentar o número de entrevistados, especialmente quando se quer obter informação sobre um universo tão abrangente como é o dos professores do ensino básico e secundário. Outra hipótese seria que os 15 entrevistados fossem, por exemplo, de um mesmo grupo disciplinar.

» Em relação à disposição geográfica das escolas, não é referido se as escolas se situam em grandes centros urbanos ou localidades mais pequenas. Assim como não referem se é no interior ou litoral. Creio que a simples divisão entre norte, centro e sul acaba por ser pouco rigorosa e não permite obter dados de comparação.
» Assim como outros colegas, creio que a questão nº 7 torna-se um pouco descabida pela forma como é colocada. Da primeira vez que a li, parecia-me que estavam a repetir a questão. Apesar da justificação do João, considero que essa questão, a existir, poderia ser formulada de outra forma, por exemplo “Exerce algum outro tipo de actividade fora do âmbito do ensino? ou “Exerce algum tipo de actividade para além da docência? ”



Pedro Coelho do Amaral

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